brasil.gov.br

Cursos e Treinamentos

Serviços

Cursos específicos

O objetivo é fornecer à sociedade cursos ministrados por especialistas do Inmetro, e convidados, que atuam na área da metrologia, avaliação da conformidade, nas modalidades presencial e a distância. Os cursos se destinam a profissionais e empresários que queiram adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos específicos.

Para os cursos a distância, o Inmetro implantou telecentros, centros de produção audiovisual e ferramentas colaborativas no campus de Xerém/Rio de Janeiro, nos órgãos delegados da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, e na Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul, conectados através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.  Essa conexão permite a integração de ações com as instituições de ensino superior e profissionalizante do país e com os institutos de pesquisa.

Curso de Propriedade Intelectual para Pesquisadores

Propriedade intelectual é definida como todas as criações produzidas pelo intelecto humano. Como exemplo, podemos citar: obras musicais; criações literárias; pinturas; esculturas; programas de computador; desenvolvimento de novas tecnologias e diversas outras formas em que a criatividade do homem foi concretizada.

Propriedade industrial é uma subdivisão da propriedade intelectual e abrange, especificamente, as criações que possam ser aplicadas pela indústria. E a patente de invenção é uma das formas mais conhecidas de proteção industrial, por ser um mecanismo importante para a inovação de produtos e a inserção na econômica mundial.

No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96) e a Lei de Software (Lei nº 9.609/98). É também reconhecido como autoridade Internacional de Busca (ISA) e Exame Preliminar de Patentes (IPEA) no âmbito do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT). Dessa forma, o Brasil passa a fazer parte de um grupo relativamente pequeno de países dotados de alta capacidade técnica em patentes.

É  necessário que aqueles que trabalham no mundo da pesquisa científica dominem os conceitos básicos que definem oportunidades e ferramentas para a correta gestão da inovação, bem como conhecer os caminhos que regulam e apoiar a proteção e valorização da tecnologia a ser transferida.

O Inmetro, com o objetivo de disseminar a cultura da propriedade intelectual entre seus pesquisadores, criou o curso à distância de Propriedade Intelectual para Pesquisadores (COPI) com os conceitos básicos sobre marcas, patentes, desenho industrial e direito de autor, inovação, empreendedorismo, com espaço para debates e publicação dos trabalhos dos alunos.

Diante da boa aceitação do curso, o Inmetro ampliou a participação para alunos e professores de instituições acadêmicas, o que vem a ser uma grande oportunidade para contribuir com o apoio à inovação através da disseminação da cultura da propriedade intelectual.

Curso em Tecnologia Industrial Básica

Para apoio à inovação e competitividade vem realizando ações de capacitação/formação em Tecnologia Industrial Básica, conforme a seguir:

  • Formação de empresários em ferramentas de Tecnologia Industrial Básica – TIB;
  • Disseminação da cultura de TIB na formação superior;
  • Formação de professores da Rede de Ensino Profissional e Tecnológico, por meio do desenvolvimento de cursos de pós-graduação;
  • Formação de Agentes de Metrologia Legal e Fiscais da Qualidade para a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro.

Para a disseminação da Tecnologia Industrial Básica (TIB) nos cursos de graduação, o CICMA desenvolveu atividades que permitiram a inserção da disciplina eletiva para cursos de graduação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – POLI/UFRJ e no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia na Universidade de São Carlos – CCET/UFSCAR.

 

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.