Modelo simplificado do processo Garagem na qual surgiu a HP inovativo, elaborado com base em Kline e Rosenberg (1986)

Mito: a inovação é um processo linear

Painel 4 - A inovação e seus mitos

A inovação é um processo linear: inicia-se com pesquisa básica e encerra-se com o lançamento do produto no mercado.

A inovação é fruto de um processo interativo e complexo. Apesar de existirem boas práticas, não há receita para inovar.

Modelo simplificado do processo inovativo, elaborado com base em Kline e Rosenberg (1986)

Mito: É possível prever com relativo grau de certeza o potencial de adoção de uma inovação

Painel 4 - A inovação e seus mitos

A inovação é um processo incerto. Grandes investimentos na promoção de uma inovação não são a garantia de que a mesma será amplamente aceita em dado mercado.
“Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa“.
Ken Olson. Presidente e fundador da Digital Equipment Corporation - DEC (fabricante de mainframes), 1977.
"Em seis meses a televisão some do mercado. As pessoas vão se cansar de ficar sentadas diante de uma caixa de madeira". Darryl F. Zanuck. Presidente da 20th Century Fox, 1946.

Urna eletrônica brasileira

Mito: Instituições públicas não inovam

Painel 4 - A inovação e seus mitos

O desenvolvimento e difusão da urna eletrônica é um claro exemplo de inovação no serviço público.

Urna eletrônica brasileira
Força de trabalho da Microsoft em 1978; Garagem na qual surgiu a HP

Mito: Pequenas empresas não têm capacidade de inovar

Painel 4 - A inovação e seus mitos

A inovação não depende do tamanho das empresas. De fato, a maior parte das atuais grandes empresas de TICs já nasceu desafiando conceitos e paradigmas.

Força de trabalho da Microsoft em 1978; Garagem na qual surgiu a HP
Mark Zuckerberg e Bill Gates

Mito: Inovação é coisa para doutores

Painel 4 - A inovação e seus mitos

O processo inovativo pode, sim, se iniciar a partir do trabalho científico de pesquisadores, mas não necessariamente advém exclusivamente da mente de grandes cientistas e engenheiros, ou das equipes dos laboratórios de P&D. Ideias inovadoras podem surgir a todo instante, em todos os lugares, e de pessoas sem títulos acadêmicos.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e Bill Gates, criador da Microsoft
Lâmina de bandeja do McDonald’s proposta pelo Inmetro em prol da segurança do consumidor

Mito: A inovação é sempre um produto claramente tangível

Painel 4 - A inovação e seus mitos

Inovações podem ser intangíveis, como inovações em processos (p.e., fordismo, taylorismo), organizacionais (p.e., just in time) e em marketing. Uma grande ideia deu origem a uma inovação em marketing pelo Inmetro, que criou um novo canal de informação ao consumidor.

Lâmina de bandeja do McDonald’s proposta pelo Inmetro em prol da segurança do consumidor
iPhone (detalhe)

Mito: Quanto mais complexa, melhor é a inovação

Painel 4 - A inovação e seus mitos

É justamente o contrário. Para terem resultado máximo e se difundirem mundo afora, as inovações precisam ser facilmente compreendidas por todos. Existe algo mais simples do que o sistema de destravamento das teclas dos recentes smartphones?

iPhone (detalhe)
Imagem maior: clipe de papel; imagem menor: Mala de viagem com rodas

Mito: Só investimentos em alta tecnologia e em departamentos de P&D levam à inovação

Painel 4 - A inovação e seus mitos

As fontes de informação para a inovação são múltiplas. Boa parte das inovações que hoje utilizamos não teve origem em departamentos formais de P&D, mas sim, na observação cuidadosa do mercado. Devemos nos lembrar, nesse sentido, da criação do buffet a quilo, do clipe de papel, das pet shops e da mala com rodas.

Clipe de papel e Mala de viagem com rodas