brasil.gov.br

Acústica, Vibrações e Ultrassom

Áreas do conhecimento

Os Laboratórios da Divisão de Metrologia Acústica e Vibrações realizam pesquisas científicas de ponta e o desenvolvimento tecnológico em acústica, ultrassom e vibrações, tais como calibração de padrões e instrumentos de medição, e ensaios de equipamentos e materiais, principalmente para os setores de indústria, saúde e meio ambiente.

Laboratórios

Eletroacústica
Calibração de microfones, calibradores sonoros, pistonfones, medidores de nível sonoro, filtros de frações de oitavas, analisadores, preamplificadores, audiômetros, mastóides artificiais, fontes de alimentação de microfones, geradores de sinais arbitrários e atuadores eletrostáticos.

Vibrações
Calibração absoluta de acelerômetros padrões, conjuntos padrões de vibração (acelerômetros com amplificadores associados) e transdutores de força. Calibração de comparação de calibradores de aceleração, transdutores de vibração, instrumentos de medição de vibração (medidores de vibração e analisadores), cadeias de medição de vibração, transdutores de força, cabeças de impedância e martelos instrumentados (martelo de impacto). Calibração elétrica de amplificadores de condicionamento de sinal e calibração de acelerômetros de choque por comparação.

Ensaios Acústicos
Calibração de fonte sonora de referência em câmara reverberante. Medição de ruído ambiental e de trabalho (ocupacional). Medição de coeficiente de absorção sonora em tubo de impedância com dois microfones, em câmaras reverberantes e in situ. Medição de emissão de potência sonora em câmara reverberante, em câmara semianecóica e in situ.  Medição de tempo de reverberação de salas. Medição de parâmetros de qualidade acústica de salas. Medição de ambientes de ensaios audiométricos, cabine de isolamento sonoro e ruído de fundo.

Ultrassom
Calibração primária e secundária de hidrofones, calibração de emissão de potência sonora por balança de força de radiação, mapeamento de campo de feixe ultrassônico.

 No Laboratório de Ultrassom são desenvolvidas pesquisas na área da saúde dos efeitos fisiológicos do ultrassom em culturas celulares in vitro, principalmente de músculo e osso; assim como são avaliados equipamentos de terapia e diagnóstico por ultrassom (fisioterapia e ultrassonografia). Já na área industrial, o laboratório desenvolve pesquisa científica e aplicações tecnológicas em Ensaios Não Destrutivos (END), fabricação de biodiesel e avaliação de parâmetros fisico-químicos de bicombustíveis.

O Labus desenvolveu uma Fonte Estável de Ultrassom para medição de potência ultrassônica para calibração primária e secundária de hidrofones, calibração de emissão de potência sonora por balança de força de radiação, mapeamento de campo de feixe ultrassônico. Essa pesquisa resultou em uma patente.

 

 

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.