brasil.gov.br

Projetos em Tecnologias da Informação e Telecomunicações

As atividades da Divisão de Metrologia em Tecnologias da Informação e Telecomunicações dão suporte aos órgãos reguladores na avaliação de conformidade de equipamentos de tecnologias da informação e telecomunicações.

Ações Inovadoras
Laboratório Móvel de Telecomunicações - análise da banda larga no País.

Laboratório Móvel de Telecomunicações – análise da banda larga no País

O projeto Rádio Digital consiste na elaboração de testes de campo dos sistemas para avaliação dos sistemas DRM, tendo como objetivo oferecer a fundamentação técnica de futuros trabalhos para apoio a elaboração de Normas e Regulamentos dos Serviços de Radiodifusão. A avaliação consiste na verificação do desempenho e qualidade do sistema com emissão de relatórios. A unidade móvel da Dmtic é utilizada para as medições em campo, sendo configurada e montada com equipamentos que podem ser oriundos do próprio laboratório ou das instituições parceiras. A equipe é composta de pessoal de medições e pessoal responsável pela análise dos dados e elaboração dos relatórios.

Projeto SmartGrid – através da evolução tecnológica, o surgimento dos SmartGrid (Redes Inteligentes) aponta para melhoramentos desde o processo de geração de energia elétrica até o ponto final desta cadeia que é o usuário fim desta energia gerada. Por meio de monitoração, análise, controle e comunicação de todas as partes que integram uma rede elétrica, os SmartGrid buscam alcançar: melhorias no desempenho, otimização do uso dos recursos energéticos, aumento na eficiência energética, alternativas de armazenamento e etc. E, assim garantir um sistema com maior qualidade e eficiência para o consumidor final.

O projeto Métodos para Avaliação de Serviços de Banda Larga visa estudar métodos que permitam avaliar a qualidade dos serviços de banda larga oferecidos no país, tanto no que diz respeito à banda larga fixa como o móvel (celular). O projeto visa também estabelecer os níveis de parâmetros sistêmicos de tecnologias de banda larga fixa e móvel que otimizam a qualidade da experiência do usuário de aplicações multimídia.

PLATCOG – Plataforma Teórica e experimental de Sistemas Rádio Cognitivos: Investigação das tecnologias associada às redes oportunísticas, que permitem o compartilhamento de banda de frequência entre diversos usuários, envolvendo um novo paradigma de consignação espectral denominado Acesso Espectral Dinâmico, pelo qual os aparelhos não-licenciados podem acessar temporariamente bandas não ocupadas de espectro licenciados, respeitados os direitos dos detentores da licença original. Projeto e implantação de uma plataforma de teste para sistemas cognitivos, visando estudar o comportamento e características dos processos envolvidos, investigando interferência mútua entre usuários, critérios de proteção e de compartilhamento,  segurança e regras de acesso.

Segurança da Informação em Medidores Inteligentes – A presença de software embarcado é hoje uma realidade na maioria dos medidores produzidos no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo em que proporcionam novas facilidades e funcionalidades, tal software traz consigo uma série de desafios a serem superados no sentido de garantir um nível apropriado de segurança. O presente projeto visa ao desenvolvimento de um arcabouço científico que permita, para todo medidor dotado de software embarcado:

1) determinar um conjunto de requisitos de segurança da informação manipulada por tais medidores;

2) Desenvolver um conjunto de ferramentas para a validação de software embarcado em medidores;

3) Solucionar os problemas científicos e tecnológicos originados de requisitos, tais como: autenticidade dos dados legalmente relevantes; integridade de software legalmente relevante; separação entre software legalmente relevante e não-legalmente relevante e rastreabilidade fonte-objeto.


Inmetro, Inovação e Indústria

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.