brasil.gov.br

Pesquisadores alinham metodologias com entidades congêneres de outros países

“Essa troca de experiências é importante para a capacitação técnica de nossos servidores, que atuam também como nossos “embaixadores”, promovendo o trabalho do Inmetro, suas competências e potencialidades, e ao mesmo tempo a sua valorização na comunidade internacional”. João Jornada, presidente do Inmetro

Ações Inovadoras

O intercâmbio do Inmetro com entidades e organismos estrangeiros contribui para fortalecer a participação do País nas atividades internacionais relacionadas com metrologia e avaliação da conformidade. Assim como pesquisadores do Instituto participam de projetos e estudos em organizações e laboratórios congêneres no exterior, o Inmetro recebe profissionais estrangeiros com o mesmo objetivo.  Essa interação fomenta a troca de experiências para melhores práticas de trabalho, o desenvolvimento de novos estudos e tecnologias.

Como exemplos, podemos citar a participação de pesquisadores no Laboratoire National de Métrologie et d’Essais, na França, em atividades nas áreas de colorimetria, calibrações de padrões de referência de alta tensão e avaliação de impacto econômico.  No National Measurement Institute, da Austrália, pesquisadores, da área de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, conheceram a abordagem australiana de produção e certificação de materiais de referência de drogas e controle de doping.

De outubro a dezembro deste ano, o Laboratório de Metrologia Dimensional recebeu o especialista canadense James Regan Pekeslky para um intercâmbio na área de calibração de instrumentos de medição e padrões de ângulo plano, e na calibração de escalas de altíssima precisão por processamento de imagem.

Como fruto dessa parceria, foi elaborado um projeto que visa à construção de um difratômetro. Uma ação inovadora, pois, além de se ter num breve futuro um equipamento totalmente construído no Inmetro, será possível calibrar grades uni e bidimensionais. Essas grades são padrões nanométricos utilizados na calibração das escalas horizontais de microscópios eletrônicos de diversos tipos como, por exemplo, os de força atômica.

Com o difratômetro, o Inmetro irá prover rastreabilidade a medições nanométricas realizadas no País. Poderá também participar de comparações-chave no âmbito do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) na área de nanometrologia dimensional, das quais participa apenas um pequeno e seleto grupo de renomados Institutos Nacionais de Metrologia.

Outro intercambio importante foi a participação da pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade, durante três meses, em Washington, da Consumer Product Safety Commission. Além da Austrália e do Canadá, o Brasil foi o terceiro país convidado a fazer parte desse programa de intercâmbio americano. A CPSC é referência mundial em segurança de produtos.

Em 2012, técnicos das áreas de Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e de Acreditação passaram 15 dias em Seul, no Korean Agency for Tecnology and Standars. E, em abril deste ano, foi a vez do Inmetro receber a KATS.

O Inmetro mantém outras parcerias importantes, há mais tempo, com o National  Institute of Standards and Tecnology, dos Estados Unidos, e com o  Physikalisch-Technischen Bundesanstalt, da Alemanha.

 

Inmetro, Inovação e Indústria

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.