brasil.gov.br

Parceria com empresa de topografia e geodesia

Acordo possibilita a implantação de sistemas para calibração de escalas angulares horizontais e verticais de teodolitos e de estações totais no Inmetro, e a criação e acreditação de laboratório da empresa parceira.

Ações Inovadoras

Teodolitos são instrumentos óticos, cuja característica de funcionamento está na medição de direções horizontais e de ângulos de elevação ou verticais, além de medir médias e longas distâncias. Têm aplicação em diversas áreas que abrangem desde a construção de estradas até o alinhamento de turbinas de aeronaves. São utilizados teodolitos eletrônicos de alta exatidão na fabricação de automóveis, na construção naval e de vagões ferroviários, na indústria nuclear, de petróleo e em robótica, assim como em construção de máquinas e construções metálicas de maneira geral.

Por muitos anos, empresas de todo o país têm solicitado a calibração destes equipamentos no Inmetro. Em função dessa demanda crescente, o Laboratório de Metrologia Dimensional do Inmetro (Lamed), da Divisão de Metrologia Mecânica (Dimec), vem mantendo contato com Universidades, Institutos de Pesquisa e empresas para obter conhecimento e estabelecer parcerias no desenvolvimento de projetos ligados ao tema.

 Dentro desse contexto, foi firmado, em 2007, um termo de cooperação técnica entre o Inmetro e a empresa Teomac, que atua no setor de comércio e manutenção de equipamentos topográficos. A parceria firmada contempla os seguintes objetivos:

- Intercâmbio de informações técnicas e científicas;

- Treinamento e capacitação de recursos humanos;

- Realização em conjunto, ou separadamente, de programas específicos de apoio a pesquisa e desenvolvimento relacionado com as tecnologias de calibração de instrumentos e padrões na área de geodesia;

- Atividades laboratoriais conjuntas e de uma instituição com a outra ou do interesse específico de uma das partes;

- Acreditação de laboratórios de calibração e de ensaios;

- Prestação de colaboração tecnológica e de apoio logístico no campo da metrologia relacionado com as tecnologias de calibração de instrumentos e padrões na área de geodesia e medidores de longa distância; e

- Intercâmbio de especialistas para a solução de problemas técnicos específicos das tecnologias de calibração de instrumentos e padrões na área de geodesia e medidores de longa distância.

No âmbito deste acordo, foram realizadas diversas reuniões, visitas técnicas, treinamentos, cursos, experimentos, intercâmbio de técnicos e de equipamentos.

Como resultados dessa parceria, foi implantado no Inmetro o sistema para calibração de escalas angulares horizontais de teodolitos e de estações totais, assim como o sistema para calibração de escalas angulares verticais desses equipamentos.

Por parte da empresa parceira, foi criada uma empresa (um laboratório de calibração) para implantação de uma metodologia de calibração de teodolitos e estações totais em nível secundário. A empresa parceira, por meio do novo laboratório, buscou acreditação deste serviço com a  Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro, além de outros serviços na área de metrologia dimensional como, por exemplo, calibração de trenas. Essa ação foi de fundamental importância para atingir um dos principais objetivos do acordo, que é atender a demanda de serviços de calibração desses equipamentos e, assim, estabelecer a disseminação da cadeia de rastreabilidade nessa importante área do conhecimento. 

Esse acordo de cooperação possibilitou ao Lamed atingir alguns objetivos de um projeto mais abrangente, intitulado: “Pesquisa e desenvolvimento de técnicas e de metodologias para redução das incertezas de medição e implantação de novos serviços na área de metrologia angular” e, mais especificamente, no subprojeto “Calibração de Instrumentos de Geodesia”.

Dando prosseguimento às ações desenvolvidas nessa área, o Lamed, em cooperação com o Mestrado Profissional, desenvolveu um projeto de mestrado visando ao desenvolvimento de um sistema de calibração de escalas angulares verticais utilizando um cabeçote angular acoplado a um “encoder” angular digital de alta exatidão. 

Desenvolvimentos futuros nessa linha de pesquisa têm por objetivo estabelecer a cadeia de rastreabilidade para instrumentos de geodesia, tais como teodolitos, estações totais, distanciômetros e trenas. Com o desenvolvimento desse projeto, pretende-se implantar uma infraestrutura para suporte a atividades de calibração “indoor” de trenas e equipamentos de medição de distância sem contato como, por exemplo, “Laser Scanners”, “Laser Trackers”, “Laser Radars”, assim como estabelecer estudos sobre a aplicação de GPS, que são utilizados, por exemplo, na arqueação de grandes tanques. 

A infraestrutura para calibrações “indoor” será uma base geodésica de 50 m e, para calibrações externas, uma base multipilar de 800 m.

 

Inmetro, Inovação e Indústria

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.