brasil.gov.br

Materiais de referência para os parâmetros pH, condutividade eletrolítica e quantidade de substância

Materiais de Referência Certificados são ferramentas metrológicas que podem auxiliar os laboratórios e indústrias na melhoria de processos de medição para tomada de decisão e também superação de barreiras técnicas ao comércio.

Ações Inovadoras

O Laboratório de Eletroquímica (Label) produz e certifica materiais de referência para os parâmetros pH, condutividade eletrolítica e quantidade de substância. Além disso,  participa de comparações internacionais com demais institutos nacionais de metrologia (INM). A disponibilização de materiais de referência certificados é importante para prover rastreabilidade e confiabilidade às medições realizadas em diversos laboratórios do país. A participação em comparações internacionais, tanto no âmbito do Comitê Consultivo para Quantidade de Substância (CCQM) quanto do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), é importante na garantia da comparabilidade dos resultados das medições realizadas pelo laboratório. O Label também participa de comitês técnicos e da organização de ensaios de proficiência na área de eletroquímica e dissemina o conhecimento da Metrologia em Eletroquímica ministrando palestras, seminários e cursos, participa de congressos e publica artigos em revistas científicas.

O Label desenvolveu uma nova célula para medição de pH em sistemas secundários. A célula é mais eficiente que as disponíveis, utiliza menos quantidade de solvente (aliado ao pensamento atual de redução de uso de solventes) e o tempo de medição é reduzido consideravelmente. A transferência dessa  tecnologia para os laboratórios que são acreditados para produção de materiais de referência para medição de pH (as famosas solução tampão), representa apoio técnico para os laboratórios nacionais.

Infraestrutura

O Laboratório de Eletroquímica possui três sistemas primários de medição (pH, condutividade eletrolítica e coulometria), medidores de pH/pX (íon seletivo) e condutividade eletrolítica, dois sistemas automáticos de titulação volumétrica/potenciométrica, dois potenciostatos/galvanostatos (técnicas voltamétricas), três balanças (semianalítica, analítica e microanalítica), um sistema de purificação de água (produção de água desionizada) e climatização com condições ambientais controladas.

Sistema Primário de pH

Atividades Específicas

Medição primária de pH

Medição primária de condutividade eletrolítica

Medição primária de quantidade de substância por coulometria

Certificação de materiais de referência de pH, condutividade eletrolítica e de pureza de compostos químicos puros e soluções

Organização de ensaios de proficiência para medição de pH e condutividade eletrolítica

Análise eletroquímica por técnicas voltamétricas com ênfase em voltametria de pulso diferencial e voltametria de onda quadrada

Desenvolvimento de novas metodologias de análise por titulação volumétrica automática com detecção potenciométrica

Desenvolvimento de sensores eletroquímicos baseados em polímeros impressos molecularmente.

 

Inmetro, Inovação e Indústria

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.