brasil.gov.br

Acordo técnico entre Inmetro e RioLuz para melhoria da iluminação pública

Ações Inovadoras

O Inmetro e a Rioluz, empresa de iluminação pública municipal, assinaram nessa terça-feira, 12 de maio, na sede do Inmetro, no Rio Comprido, acordo inédito de cooperação técnica. Pela primeira vez, uma prefeitura brasileira contará com a infraestrutura laboratorial do Inmetro, todo o corpo técnico e expertise da Instituição para avaliar produtos, visando a melhoria da qualidade e da eficiência da iluminação pública. Os trabalhos começam em julho, com a modernização de 14.773 pontos pela Rioluz como legado dos Jogos Olímpicos em 2016 à cidade.

“O Inmetro poderá auxiliar desde a escolha dos requisitos nos processos de licitação, apontando a seleção dos melhores e mais eficientes produtos, além de realizar testes em laboratórios, otimizar o modelo de iluminação já existente e sugerir o desenvolvimento de modalidades de luminárias e tipos de lâmpadas que iluminem melhor os espaços a custos menores e colaborar em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, resumiu Humberto Brandi, diretor de Metrologia Científica do Inmetro.

Segundo a Rioluz, nesta primeira etapa serão atendidas diversas regiões da cidade como a Orla de Copacabana; o futuro parque Olímpico da Barra da Tijuca; o entorno do Maracanã, o Parque Olímpico de Deodoro; e o Centro, com os Arcos da Lapa. Um investimento de R$ 63 milhões em serviços de substituição das redes (fios) aéreas para rede subterrânea, instalação de novos postes e conserto dos danificados, recuperação de caixa de passagem e linhas de dutos.

Parte do investimento será destinada à substituição de pontos de luz com lâmpadas a vapor de sódio pelas Luminárias LED, tecnologia com superior capacidade de iluminância, vida útil e descarte sustentável, pois não contém mercúrio. No país, o Inmetro lidera o processo de regulamentação das lâmpadas e luminárias LED. As luminárias LED serão instaladas pela Rioluz nos túneis do Pasmado, Marques Porto e Coelho Cintra e trecho da Estrada do Galeão (em frente à Base Aérea da Aeronáutica), entre outros pontos, e representam redução de consumo de energia em 50%.

“O prazo de execução das obras é de 10 meses, com início previsto para julho de 2015 e término no final de abril de 2016. As obras serão um legado permanente na iluminação pública para cidade após as Olimpíadas e a parceria com o Inmetro será fundamental. Nossa meta é otimizar todo o parque carioca de iluminação”, reiterou José Henrique Pinto, diretor presidente da Rioluz.

Para isso, a Rioluz contará, com a experiência do Inmetro em avaliação do potencial de produtos, principalmente. Apenas com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, por exemplo, implantado há 30 anos para classificar a eficiência de produtos eletroeletrônicos, o Inmetro já promoveu uma economia de R$ 26 bilhões nas contas de energia da população somente nos últimos 10 anos graças ao uso de equipamentos mais eficientes, como as lâmpadas. Isso supera o consumo de toda a população da região Norte do país, aproximadamente 16 milhões de pessoas, ao longo de um ano.

Reaproveitamento – Um dos projetos de atuação conjunta entre os órgãos públicos será o de sustentabilidade da Gerência de Logística Reversa, setor da Rioluz que cuida da recuperação dos diversos materiais e equipamentos utilizados na iluminação pública. “Além de obter economia com os gastos com a manutenção, esta operação poupa a natureza da extração de Bauxita, principal elemento que compõe o alumínio das luminárias”, salientou Henrique Pinto.

Fonte: Comunicação Inmetro

Inmetro, Inovação e Indústria

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Av. Berlim, 627

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Rua 148, s/nº

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2014. Todos os direitos reservados.